Livro

Apresentação


Um novo blog, um novo começo


Se bem me lembro, entrei para a blogosfera no ano de 2002 com a primeira versão do Mansões Filosofais. Era meu tempo de mestrado e eu estava envolvido com a busca de melhor compreender o conceito de Sagrado a partir da obra de Martin Heidegger (1889-1976), especialmente através dos conceitos de ‘verdade’ e linguagem’.

Em 2005, alguns meses após a defesa da dissertação do mestrado, lancei-me de corpo e alma numa experiência que culminaria na modificação de meus interesses em Ciência da Religião. Saí das ‘Minhas’ Gerais, mudei-me para o Nordeste do Brasil, e encontrei na Paraíba um lugar para viver, amar e sentir saudade da ‘terra natal’. Nesse período de reestruturação da vida, o blog foi desativado e seus arquivos perdidos.

A 30 de Agosto de 2006 eu retomei o ofício de blogueiro com a publicação de uma nova versão do Mansões Filosofais. Como os amigos e amigas que me acompanham desde essa época sabem – e os que passaram a acompanhá-lo mais recentemente devem ter percebido – o ‘Mansões’ nunca teve uma temática bem definida, se configurando apenas como um espaço de publicação de coisas que me interessavam das mais variadas maneiras. Nos últimos tempos tem, inclusive, se parecido mais com um armário de guardados do que um blog propriamente dito. As publicações autorais diminuíram significativamente e se perderam em meio aos posts de divulgação de livros, artigos, vídeos, etc.

Diante disso tenho sentido a urgência de um começo realmente novo, um blog mais direcionado a meus interesses acadêmicos, com um perfil mais bem definido. Dessa necessidade nasce, agora, o ‘Scientia Religionis’.

Seu objetivo declarado é ser um espaço de reflexão em torno da Ciência da Religião, seus temas e constituintes teóricos e metodológicos. No entanto, preserva esse blog o caráter pessoal que motivava o ‘Mansões’ sem, contudo, perder-se no labirinto de temáticas em que este último se perdeu. Aqui, serão preferencialmente publicados textos autorais (artigos, comentários, resenhas, etc.). E se, alguma vez, eu lançar mão de citações mais ou menos extensas de outros autores será apenas porque tais textos exprimem, de forma extraordinária e completa, meu pensamento sobre o mesmo tema. Nesses casos, sei que vocês compreenderão perfeitamente minha rendição ao pensamento alheio.

A partir de agora o ‘Mansões’ será, aos poucos, extinto. Grande parte dos artigos nele publicados será simplesmente descartada. Principalmente aqueles posts nos quais predominam meu instinto de colecionador acima referido. Contudo, muitos artigos serão reaproveitados aqui. Alguns serão reescritos, outros completamente modificados ou ampliados. Assim, de certa forma, o ‘Mansões Filosofais’ sobreviverá. Agora, no entanto, mais maduro e bem direcionado.

Para compreender o funcionamento do
'Scientia Religionis'

A fim de melhor ordenar o conteúdo produzido para o ‘Scientia Religionis’, bem como para facilitar sua consulta e leitura, decidi agregar algumas funcionalidades. Esta postagem tem como objetivo explicar quais são e como funcionam os recursos utilizados.

Na Página Inicial será disponibilizada, a cada vez, apenas a postagem mais recente. Isso torna o carregamento do blog mais rápido e a apresentação mais enxuta e elegante. Vocês notarão que, aqui, procurarei manter certa constância nas postagens. Minha intenção é que novas postagens entrem no ar a cada terça-feira às 23h45m [dia da semana e hora em que a primeira postagem foi publicada].

Na página seguinte, ‘Curriculum Vitae’, há uma breve descrição de minha formação acadêmica e uma ligação com a Plataforma Lattes, onde meu ‘Curriculum’ pode ser acessado integralmente. A terceira página contém a lista de minhas ‘Produções Acadêmicas’. Desde a Dissertação defendida no Mestrado em Ciência da Religião [no futuro será acrescentada também a Tese], passando por artigos, comunicações e trabalhos de tradução. O objetivo é que essa página seja atualizada toda vez que algum trabalho meu seja publicado. Quando for possível será disponibilizado o link para o acesso ao texto integral dessas publicações.

‘Notícias & Eventos’ é um espaço dedicado à divulgação de Congressos e demais Eventos relacionados, direta ou indiretamente, à área acadêmica de Ciência da Religião. O objetivo dessa seção é impedir que a Página Inicial do Blog seja utilizada para esse tipo de divulgação.

A página de ‘Links’ contém ligações externas para os Programas de Pós-graduação em Ciência da Religião em Universidades Brasileiras; para os sites de Revistas e Periódicos; e para Associações ou Sociedades de Teologia e Ciência da Religião. A última página é reservada à composição de uma ‘Bibliografia’ de referência para a área acadêmica de Ciência da Religião. Oportunamente, para as obras de domínio público, serão fornecidos os links para o acesso integral aos livros e artigos que forem acrescentados à lista.

À medida que o blog for crescendo, que mais e mais conteúdo for produzido, outras páginas poderão surgir. Quando isso acontecer retomaremos essa conversa para que eu possa explicar-lhes os porquês dos acréscimos ou reestruturações.

Além das páginas estáticas, adotei dois sistemas de arquivamento das postagens. O primeiro é a catalogação das mesmas através do que tenho chamado de ‘Eixos Temáticos’. Cada postagem receberá, no ato mesmo de sua publicação, um marcador que a classificará de acordo com um ‘eixo temático’. Sendo assim, o leitor poderá acessar diretamente os temas que mais o agradarem. O segundo sistema de arquivamento é feito pela data da postagem. Ambos podem ser conferidos na coluna à direita do leitor.

Cada postagem vem ainda acompanhada da possibilidade de que o leitor deixe seus comentários. Como fazia em meu blog antigo, os comentários são moderados. Faço isso para evitar ‘spams’ ou mensagens ofensivas que comumente aparecem em espaços assim. Essa medida visa, portanto, manter o foco dos comentários restrito ao tema da postagem e do blog. Há, também ‘botões’ para compartilhamento da postagem em várias redes sociais. Este é um pedido discreto do blogueiro: – ‘Se você gostou da forma como o tema foi tratado, por favor, divulgue esta postagem entre seus amigos’. Juntos, comentários e divulgação, são a felicidade de todo blogueiro!

Vocês poderão notar ainda que há ‘caixas’ com ligações para as redes sociais que utilizo, e uma lista que mostra as atualizações dos blogs que costumo ler e acompanhar.

_______________________________

Dito isto, só me resta dar as boas-vindas aos velhos e novos amigos que aqui aportarem. Continuarei contando com os comentários, as críticas e a paciência de todos vocês.

Um grande abraço:
Augusto Araujo