Livro

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Um novo blog, um novo começo

Se bem me lembro, entrei para a blogosfera no ano de 2002 com a primeira versão do Mansões Filosofais. Era meu tempo de mestrado e eu estava envolvido com a busca de melhor compreender o conceito de Sagrado a partir da obra de Martin Heidegger (1889-1976), especialmente através dos conceitos de ‘verdade’ e linguagem’.

Em 2005, alguns meses após a defesa da dissertação do mestrado, lancei-me de corpo e alma numa experiência que culminaria na modificação de meus interesses em Ciência da Religião. Saí das ‘Minhas’ Gerais, mudei-me para o Nordeste do Brasil, e encontrei na Paraíba um lugar para viver, amar e sentir saudade da ‘terra natal’. Nesse período de reestruturação da vida, o blog foi desativado e seus arquivos perdidos.

A 30 de Agosto de 2006 eu retomei o ofício de blogueiro com a publicação de uma nova versão do Mansões Filosofais. Como os amigos e amigas que me acompanham desde essa época sabem – e os que passaram a acompanhá-lo mais recentemente devem ter percebido – o ‘Mansões’ nunca teve uma temática bem definida, se configurando apenas como um espaço de publicação de coisas que me interessavam das mais variadas maneiras. Nos últimos tempos tem, inclusive, se parecido mais com um armário de guardados do que um blog propriamente dito. As publicações autorais diminuíram significativamente e se perderam em meio aos posts de divulgação de livros, artigos, vídeos, etc.

Diante disso tenho sentido a urgência de um começo realmente novo, um blog mais direcionado a meus interesses acadêmicos, com um perfil mais bem definido. Dessa necessidade nasce, agora, o ‘Scientia Religionis’.

Seu objetivo declarado é ser um espaço de reflexão em torno da Ciência da Religião, seus temas e constituintes teóricos e metodológicos. No entanto, preserva esse blog o caráter pessoal que motivava o ‘Mansões’ sem, contudo, perder-se no labirinto de temáticas em que este último se perdeu. Aqui, serão preferencialmente publicados textos autorais (artigos, comentários, resenhas, etc.). E se, alguma vez, eu lançar mão de citações mais ou menos extensas de outros autores será apenas porque tais textos exprimem, de forma extraordinária e completa, meu pensamento sobre o mesmo tema. Nesses casos, sei que vocês compreenderão perfeitamente minha rendição ao pensamento alheio.

A partir de agora o ‘Mansões’ será, aos poucos, extinto. Grande parte dos artigos nele publicados será simplesmente descartada. Principalmente aqueles posts nos quais predominam meu instinto de colecionador acima referido. Contudo, muitos artigos serão reaproveitados aqui. Alguns serão reescritos, outros completamente modificados ou ampliados. Assim, de certa forma, o ‘Mansões Filosofais’ sobreviverá. Agora, no entanto, mais maduro e bem direcionado.

Dito isto, só me resta dar as boas-vindas aos velhos e novos amigos que aqui aportarem. Continuarei contando com os comentários, as críticas e a paciência de todos vocês.

Um grande abraço:
Augusto Araujo

5 comentários:

Geylson Kaio........ disse...

Olá augusto!
Supimpa seu novo blog!
Já adicionei ao favorito. Sucesso amigo.
Paz e Luz.
Geylson Kaio - Presidente ASSEPE.

Antônio Margarido disse...

Augusto, tenho certeza que será interessante como Mansões. Coloquei entre meus favoritos. Vou linkar com meus blogs oportunamente. Abs. Antônio Margarido

SOCIEDADE ESPÍRITA CASA DA PRECE disse...

Parabéns Augusto.
Desejo-lhe pleno êxito neste novo desafio.
Um abraço.
Homero.RS

Vital Cruvinel disse...

Que bacana, Augusto!

A nova proposta me pareceu boa!

Muito sucesso!

Lex disse...

É certeza de um espaço para magníficos pensamentos. Estou ansioso. Abraços.